Facebook
Notícias

13/JAN /2012Algumas diferenças entre Brocas e Cupins 

Primeiramente, observa-se que o incômodo que Cupins e Brocas causam é praticamente o mesmo, mas Cupins e Brocas são insetos muito diferentes, a começar pela aparência.

 

 

Brocas: São pequenos besouros ( 3 a 5 mm ) de cor escura, pode-se dizer que as brocas são insetos solitários, não sociais.

Cupins: Os cupins vivem em sociedade e são muito organizados.  Dividem-se em grupos, em todo cupinzeiro tem sempre um casal real, os soldados que defendem o cupinzeiro, os operarios que buscam alimentos e constroem e os reprodutores, conhecidos como siriris ou aleluias.

 

 

Brocas: São encontradas em livros, couro, madeira, forros, batentes, tecidos, gesso e até cabos elétricos. Anobídeos preferem madeiras de consistência mais macia. São observados por todo o continente Europeu e em climas temperados. Lictídeos preferem madeiras de consistência mais dura

Cupins: Vivem em ninhos que podem ser construídos dentro de raízes, sob ou sobre troncos, no solo (sob a terra ou aflorado acima dela na forma de montículos) e, também, em construções, como paredes, rodapés, batentes de portas e caixas de força.

 

 

Brocas: atacam em menor numero, infestam madeiras às dezenas ou centenas de indivíduos.

Cupins: atacam aos milhares com efeitos devastadores.

 

 

Brocas: O dano que causam é um orifício no móvel  para a saída do besouro adulto que  dura apenas poucas semanas. Mas em um móvel podemos ter várias infestações por brocas. Algumas brocas depositam seus ovos na superfície da madeira ou fendas. Assim, dos ovos saem as larvas que se alimentam da madeira. Como não são animais sociais, eles cavam galerias individuais, essas galerias são fechadas pelas fezes do animal. Ás vezes podemos observar resíduos igual uma serragem, que saem pelos orifícios deixados. Por isso, muitas vezes se confundem broca com o cupim.

Cupins: O ninho é localizado totalmente dentro de uma peça de madeira. Em geral, atacam moveis, molduras, batentes, rodapes, estruturas de telhados, forros, miolo de portas, e o ataque é verificado pelos grãozinhos que se acumulam junto à peça atacada. Lembre-se, é quase impossivel perceber o ataque pela superficie externa da peça. Cupins são especialistas em destruir por dentro sem deixar marcas por fora

©Dedetizadora, Desentupidora e Limpeza de Caixa D'Água.

Desenvolvimento: Klan Digital Londrina