Facebook
Notícias

22/FEV /2012Piolho de Pombo - Desinsetização 

Piolho de Pombo


Antes de tudo, vale lembrar que os piolhos de pombo que são encontrados geralmente, nos pombos que andam pelas ruas. Na cidade de Londrina, existe um numero grande de pombos, percebe-se que eles vivem em grupos, por isso,  causam grande odor para os seres humanos que estão no mesmo espaço que eles, o cheiro das fezes dos pombos é muito forte e pode ser sentido a grande distancia.

Posta assim a questão, é de se dizer que o pior mal que os pombos podem causar para os humanos são as doenças do pombo e o piolho de pombo.

 

Doenças do pombo

Os pombos costumam comer grãos e sementes, mas também aceitam outro tipo de alimentação como farelos, restos de comida e até mesmo se alimentam do lixo orgânico, e este é um dos factores que tanto atraem essas aves para os grandes centros urbanos, a facilidade de encontrar comida.

Algumas das doenças do pombo são as micoses agudas, mais de um tipo, doenças infecciosas como ornitose e salmonelose e também as dermatites. Para as pessoas que necessitam lidar com essas aves ou com seu habitat, seja fazendo a higiene do local ou por qualquer outro motivo, é muito importante o uso de luvas e de mascara protectora, pois este contacto com dejectos, plumas etc., pode provocar contágio dessas doenças.

Segundo o Ministerio da Saúde nos grandes centros urbanos são feitas regularmente algumas campanhas de alerta sobre as doenças do pombo, solicitando as pessoas para que não alimentem as aves, dessa forma evitando o contacto directo com elas, mas este vem sendo um hábito difícil de ser modificado.

Parece que as pessoas não têm consciência dos perigos das doenças do pombo, e se deixam encantar por estas aves tão graciosas e tão receptivas, é muito fácil alimentar um pombo e isso os atrai cada vez mais.

Também é preocupante pensar na facilidade com que essas aves se reproduzem, suas ninhadas acontecem entre cinco e seis vezes ao ano, e isso não é pouco. Além disso os pombos tem uma vida que varia em torno de três a quatro anos, portanto cada fêmea deve ter muitas ninhadas em sua vida útil.

Mas além das doenças do pombo, também existem outros inconvenientes provocados pela presença deste tipo de animal nos grandes centros urbanos, seus resíduos de ninhos, dejectos e plumas regularmente ocasionam entupimento de calhas, dessa forma provocando alagamento nas residências em períodos de chuva forte.

Em consequência as doenças do pombo mais uma vez entram em contacto directo com as pessoas através deste alagamento provocando assim mais uma fonte de contagio.

Os pombos domésticos são consideradas pragas urbanas por serem hospedeiras de diversos organismos que prejudicam a saúde humana.O ambiente urbano contribui muito para sua sobrevivência. Edifícios e monumentos têm grandequantidade de frestas, beirais e saliências que simulam o habitat original destas aves em desfiladeiros e penhascos. A ausência de predadores impede o controle natural da população.

A grande disponibilidade de alimento, em lixo em grãos fornecidos pelo próprio homem,contribui para a rápida reprodução e a sobrevivência de pombos doentes e fracos que seriameliminados naturalmente.

 


Doença causadas por pombos


Os pombos transmitem várias doenças ao homem, principalmente por vias respiratórias, por intermédio da inalação das fezes secas depositadas no chão, em beirais, em máquinas. Os piolhos dos pombos também transmitem doenças.. .

Infecciosas:bacterianas (bactérias),Salmonelosis ou Paratifosis, Cólera, Coriza, Ornitosis, Micoplasmosis

 

Viroticas (vírus): New Castle ou Paramixovirus, Adenovirus, Herpes Vírus, Diftero – Viruela

 

Micoticas (fungos): Aspergilosis, Cadidiasis ou Muguet

 

Parasitárias: internos: Coccidiosis, Ascaridiosis, Capilariosis, Teniasis , Protozoários, Plasmodiosis ou Malária, Haemoproteosis · Trichomoniasis

externos: Piolhos, Ácaros, Dipteros (mosca), Carraças

 

Os pombos podem causar outros problemas. Suas fezes são acidas e corroem metais, descolorem pedras, apodrecem madeira e danificam superfícies pintadas. Suas penas entopem calhas e ralos.

A maneira correta de fazer a limpeza de locais com fezes dos pombos ou que tenham restos de ninhos, ovos e penas, é molhar o local com água e cloro e deixar no mínimo uma hora. No processo, convém utilizar calça, camisa de manga comprida, botas, luvas e máscara ou um pano úmido sobre o nariz e a boca.

 

A PRECISÃO AMBIENTAL, atua com eficaz no controle de pombos, bem como, no controle e combate de piolhos de pombos. Esta praga Urbana, traz prejuizos e encomodos a casas, clinicas, mercados, entre outros. Antes de ser realizado o controle dos pombos e a desinsetização dos piolhos de pombos, a PRECISÃO AMBIENTAL, primeiro avalia qual o problema principal, ou seja, qual o foco do problema, depois presta os serviços de dedetização quando possivel.

 

FONTE

POMBO, ENCRENCA CERTA. Disponivel em: <http://www.assbmms.org.br/index.php?option=com_content&view> Acesso em: 30 nov 2011

©Controle de Pragas, Desentupidora e Limpeza de Caixa D'agua.

Desenvolvimento: Klan Digital Londrina